Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 1 de novembro de 2009

santosdumont

Encontrei no aeroporto com renomado Professor Aguiar. Ela estava incólume esperando a chegada do seu avião predileto o 14 Bis.

Enquanto Santos Dumont revisava o motor de 50 HP daquela maravilha moderna, o velho professor Aguiar me convidou para tomar um chá legitimamente britânico (eu achei que era de capim- marinho).

Expliquei para o Aguiar que não poderia demorar muito, pois teria que participar da entrega dos prêmios de concurso de blogues promovido pelo NTE-Tucuruí e que teria que ingressar no moderníssimo avião da TRIP e aguentar a turbulência que iria encontrar na viagem.

Aguiar sorriu de forma irônica e me advertiu para uma velha norma de conduta seducquiana. Disse-me: filho quando a gente deixa um cargo na imutável SEDUC devemos aprender que as coisas que gostávamos e apreciávamos não nos pertence mais.

Arrematou seu raciocínio com uma outra frase muito interessante: “rei posto, rei morto”. Concentre-se em sua nova função e não esqueça da lei da física que eu formulei a partir de minha experiência de vida acumulada na SEDUC.

Fiquei com a pulga atrás da orelha. Pensei com meu notebook (claro que o sistema operacional é Gnu-linux) que lei o professor Aguiar havia formulado? Sabia que Aguiar se queixava de ser o merecedor do prêmio Nobel de 1921. Era para ele que academia deveria ter dedicado a seguinte justificativa: for his services to Theoretical Physics, and especially for his discovery of the law of the photoelectric effect”

O velho e renomado professor Aguiar, o mago da telepatia, percebendo o meu embaraço, se dignou a concluir seu raciocínio. Retomou a palavra, e dissertou sobre a lei que revolucionou a física moderna.

Disse:

– Meu neófito professor, a vida na SEDUC e toda baseada na lei da gravitação universal do Aguiar. Todos os cargos existentes estão sujeitos a ela. Do ponto de vista prático, a atração gravitacional  dos cargos conferido pela política faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar.

Isto explica porque a dança da cadeiras é tão frequente na Secretaria que você trabalha.

Aprenda uma lição meu aguerrido professor. A lição da humildade que todos que ocupam cargos na SEDUC deveriam aprender. Seja humilde, use o poder do cargo para ajudar as escolas, pois um dia chegará a sua vez de cair também. Aí você será bem recebido pelos seus colegas de profissão. Isto que importa….

Fiquei calado. Aguiar subiu no 14 Bis, escutei o ronco estranho do motor do mais pesado do que o ar.

O avião tomou os pináculos!

Fiquei admirando aquela decolagem e, ainda, pude ver um chapéu panamá amassado balançando contra o vento.

Pa

imagem: http://modasemodosnobrasil.zip.net/images/santosdumont.jpg

Read Full Post »